Deu hoje no site do Jornal A Notícia.... Situação complexa na área cultural de Joinville... Em Blumenau e região também temos espaços culturais que estão caminhando para tal situação... segurança, falta de acervos, probremas estruturais e por aí vai...
Museu de Arte de Joinville é o quatro espaço cultural com atividades interrompidas na cidade
O ambiente insalubre, por conta de mofo e estrutura, motivou a interdição do localCom o fechamento da sede do Museu de Arte de Joinville (MAJ), nesta semana, a cidade soma quatro espaços culturais como atendimento interrompido. Três deles foram interditados: o Museu Casa Fritz Alt, Casa da Cultura e MAJ.
O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville está fechado por tempo indeterminado para visitação desde maio, mas o motivo, segundo a direção, seria a organização de uma nova exposição, com peças nunca antes disponíveis ao público.
O caso mais recente foi motivado por denúncia. A Vigilância Sanitária fez uma visita ao MAJ e confirmou as declarações anônimas. O ambiente insalubre, por conta de mofo e estrutura, motivou o auto de infração expedido pela fiscal Lia Abreu.
Segundo ela, foi dado o prazo de 72 horas para que a equipe do museu fosse removida para outro espaço.
— Não foi um fechamento imediato, mas se tratou de uma interdição sim — diz Lia, que foi informada de que as adequações no museu já estavam previstas.
Na quinta-feira, o "Anexo" publicou uma matéria falando das reformas que começam a ser realizadas na próxima semana. As atividades do MAJ foram transferidas para a Cidadela Cultural Antarctica até que o casarão Ottokar Döerffel fique pronto.
Os anexos 1 e 2 do museu, na Cidadela, continuam funcionando normalmente. Para o coordenador, Carlos Alberto Franzoi, a vistoria só adiantou o processo previsto.
— Já iríamos iniciar as adequações, começando pelo porão, mas tivemos que acelerar a transferência diante da decisão da vigilância — afirma.
A reforma na Casa da Cultura iniciou em agosto. As obras e readequações incluem a reforma hidrossanitária e de banheiros, pintura, revisão do sistema elétrico, impermeabilização da cobertura, revisão e substituição de calhas, calçadas externas e acessibilidade e aquisição de novos fornos de cerâmica.
O Museu Casa Fritz Alt ainda não tem prazo para ficar pronto. A licitação para a escolha da empresa que irá liderar as obras já foi aberta e o resultado deve sair até o dia 19 de setembro.
(Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=Geral&newsID=a3472983.xml)
Nenhum comentário:
Postar um comentário